HIPERTROFIA MUSCULAR
Estudo prova que creatina é benéfica para quem treina, pois:
- Contribui com a melhora do desempenho físico;
- Melhora a composição corporal e tem relação direta com a massa corporal;
- Ajuda a reduzir gordura e aumentar a massa magra.
Um estudo publicado em 2014, avaliou o efeito da suplementação de Creatina na hipertrofia em jovens praticantes de musculação com o objetivo de hipertrofia.
A intervenção foi realizada por um período de oito semanas e o grupo experimental recebeu 5g de Creatina monoidratada e 20g de maltodextrina, todos os dias.
O estudo concluiu que a suplementação de creatina pode ser benéfica, trazendo algumas vantagens e contribuindo com o nível de desempenho no trabalho resistido.
Apresentando melhora na composição corporal, como na redução no percentual de gordura e aumento de massa magra, ou seja, hipertrofia muscular.
Vários outros estudos também evidenciaram o aumento da massa magra em consequência da suplementação de creatina, combinada com treinamento físico. Essa meta-análise conduzida afirma que há evidências suficientes para afirmar que a suplementação de creatina acompanhada de treinamento de força resulta em aumento de hipertrofia maiores do que aqueles vistos com a suplementação ou treinamento de forma isolada.
Os mecanismos que explicam esse aumento da massa muscular com a suplementação de creatina e o treino de força ainda não foram esclarecidos, mas já existem muitas hipóteses sendo investigadas.
Estudos recentes também têm indicado que a suplementação de creatina pode aumentar a concentração intramuscular de IGF-I, que estimula o crescimento em quase todas as células do corpo, principalmente em células do músculo.
Ou seja, a suplementação de Creatina pode estimular o crescimento muscular/hipertrofia, sendo está uma hipótese.
FORÇA
- Pesquisa mostra que a creatina promove aumento de força;
- A mesma pesquisa sugere cerca de 40% no aumento de força;
- Treino de força e suplementação com creatina favorecem a hipertrofia.
Outro estudo também investigou os efeitos da suplementação de creatina isolada e combinada ao treinamento de força.
Após 4 semanas, foi verificado que o grupo suplementado com creatina e submetidos a treinamento de força apresentou algumas mudanças.
O grupo demonstrou aumento de força dinâmica máxima no supino (18%) e leg press (42%), sendo estes resultados maiores em relação ao grupo suplementado com Creatina apenas.
Os autores também sugeriram que cerca de 40% desse aumento se deva aos efeitos agudos da suplementação de creatina e o restante devido a mecanismos mediados pelo treinamento.
O estudo ainda sugere que ainda que essa combinação aumenta a massa muscular, fluxo de sangue periférico, gasto de energia em repouso e melhora o colesterol no sangue.
RETENÇÃO HIDRÍCA E BALANÇO PROTEICO
Como mencionado acima, muitas pessoas creditam apenas à retenção hídrica provoca o aparente ganho de massa magra e peso corporal.
Porém, mudanças nos conteúdos intracelulares de água podem favorecer o aumento do crescimento das fibras musculares em resposta ao treinamento de força7.
Ou seja, essa retenção melhora a hidratação celular, otimizando a síntese proteica e por consequência auxilia no crescimento muscular.
VOLUME DE TREINAMENTO
A suplementação de creatina parece ter grande efeito sobre o aumento no volume de treinamento. Isso quer dizer que a creatina pode ajudar os praticantes de atividades físicas e atletas a aumentar as repetições com a mesma carga.
Levando a maiores ganhos de massa magra em um programa de treinamento de longo prazo.
Um estudo inclusive sugeriu que os benefícios da Creatina em relação a força e massa muscular são causados apenas pelo aumento do volume de treinamento.
Referência: https://www.feitodeiridium.com.br/efeitos-creatina-hipertrofia/
Diversas marcas de creatina no site tá na mão suplementos
Gostou desse artigo
Inscreva-se e adquira o e-book dicas de como trincar o abdômen gratuitamente e de brinde receba conteúdos,ofertas de produtos da nossa loja e muito mais
0 Comentários