Uma das doenças mais perigosas que temos de enfrentar, o acidente vascular cerebral (AVC) causa muitas vítimas todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte no mundo. Pessoas que já tiveram este problema de saúde podem carregar sequelas duradouras ou até mesmo irreversíveis, principalmente na coordenação motora e na fala. Hoje vamos descobrir como os suplementos podem ser aliados valiosos na prevenção deste mal, mas primeiro temos de entender o que é o AVC e quais as principais causas dele.
AVC: o que é, quais as causas e sintomas?
Se existe uma conexão em seu corpo que não pode ser interrompida, é a do cérebro com o coração. Sem a oxigenação enviada pelo coração ao cérebro através do bombeamento de sangue, ele não poderá processar e responder a todas a informações internas e externas ao nosso corpo. Caso ocorra uma interrupção neste fornecimento mesmo que por um curto período, como acontece nos casos de AVC, as consequências podem ser muito sérias. Então, o que o AVC ocasiona é esse bloqueio do bombeamento de sangue para o cérebro e pode ter duas causas: o rompimento do vaso sanguíneo (AVC hemorrágico) ou a obstrução da artéria por um coágulo de sangue (chamado AVC Isquêmico).
Os sintomas normalmente são dores fortes de cabeça repentinas, dificuldade na fala, desequilíbrio e problemas de coordenação motora, podendo chegar até a paralisação ou dormência total de um ou mais membros. Embora seja mais comum de acontecer em pessoas acima de 50 anos, o acidente vascular cerebral ocorre também em pessoas mais jovens, principalmente quem já sofre de pressão alta, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo.
Qual é o papel dos suplementos nessa luta?
Como vimos acima, hábitos incorretos são geralmente a causa do AVC, por exemplo a má alimentação eleva o nível do colesterol ruim no sangue, o que influencia diretamente na ocorrência da doença. Então é seguro dizer que suplementos que contribuem para o bom funcionamento do sistema circulatório, ajudam a regular o nível de colesterol e reduzem o coágulo sanguíneo podem fazer diferença na prevenção ao AVC. Conheça abaixo algumas das melhores opções com estes benefícios:
Ômega 3 – Um nível alto de triglicerídeos no sangue aumenta a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode desencadear muitas complicações no seu corpo, como a pancreatite, esteatose hepática e o AVC. O ômega 3 auxilia diretamente no controle dos triglicerídeos no sangue, principalmente se for acompanhado de uma boa alimentação e práticas de exercícios físicos. Além disso, o ômega 3 também possui ação anti-inflamatória, ajuda a melhorar o humor e a concentração.
Coenzima Q10 – Ela é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, mas que com o passar do tempo tem sua quantidade reduzida, sendo necessário a reposição através da alimentação e suplementação. Entre seus benefícios estão inclusos: ação antioxidante, prevenção de enxaquecas e fonte de energia para as células. Também ajuda a combater as doenças cardiovasculares, pois ajuda a tonificar os músculos do coração, permitindo uma melhor circulação do sangue.
Cloreto de magnésio – Um dos minerais mais importantes para o organismo, ele tem várias funções como melhorar a digestão, acelerar a absorção de outros nutrientes e ajudar no bom funcionamento dos rins e fígado. Também auxilia no controle da hipertensão e circulação sanguínea.
Só os suplementos não resolvem!
Embora possam auxiliar bastante na prevenção, os suplementos têm papel coadjuvante neste combate. Se não houver uma mudança na alimentação e nos maus hábitos, essas substâncias infelizmente serão pouco efetivas contra o AVC. Lembre-se de sempre ter um acompanhamento médico para entender melhor como prevenir e tratar esses males da melhor forma.
Gostou desse artigo
Inscreva-se e adquira o e-book dicas de como trincar o abdômen gratuitamente e de brinde receba conteúdos,ofertas de produtos da nossa loja e muito mais
0 Comentários