Algo que é muito comum atualmente são pessoas depois da fase adulta desenvolvendo a intolerância a lactose. Tendo em vista que a intolerância à lactose ocorre pela deficiência ou ausência da lactase, a suplementação desta importante enzima pode ser benéfica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a lactase ajuda a quebrar a lactose (açúcar presente no leite) em partes menores e mais fáceis de serem digeridas. Na falta dela, o organismo acaba sofrendo sempre que entrar em contato com leite e derivados, ocasionando desconfortos intestinais.
É possível suplementar a lactase?
Sim, inclusive se tornou uma prática muito comum entre o grupo de intolerantes a lactose. A suplementação da lactase pode proporcionar o benefício da introdução do grupo lácteo, aumentando a tolerância ao mesmo.
Mas o ajuste da dose e o tipo de lactase também pode fazer a diferença específica para cada indivíduo intolerante. Vale ressaltar que a manifestação dos sintomas em questão se dá de maneiras diferentes em cada caso, por isso essa importância de ajustar adequadamente a dose da suplementação de lactase.
Caso a dose da suplementação seja administrada de forma equivocada, o paciente corre o risco, principalmente, de seguir com os sintomas incômodos da intolerância à lactose.
Quando o ajuste demora para ser feito ou não ocorre, o risco será maior: seguir com o problema a longo prazo. A suplementação pode ocorrer de duas formas: a ingestão direta da lactase através de comprimidos mastigáveis ou a inclusão dela no preparo ao prato que será consumido, através de sua versão em gotas.
Maior liberdade e conforto em suas refeições
O uso da lactase vai de acordo com o paciente, para que ele se sinta mais livre e seguro ao se alimentar. A suplementação é especialmente pertinente quando a pessoa sabe que fará refeições na rua ou em viagens.
Nestas situações é mais difícil lidar com um eventual agravamento dos sintomas pela ingestão de algo contendo lactose que, à princípio, não se imaginaria ter. Desta forma, vale a pena ter à disposição esse auxílio em momentos mais críticos.
Ter o suplemento de lactase sempre por perto é essencial, principalmente, para que não aconteçam tantos problemas e desconfortos ao consumo inesperado. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são a indigestão e diarreia.
Tais sintomas podem ser ocasionados pelo consumo de lácteos, mesmo que escondidos em alguma preparação culinária. Em suma, a suplementação é indicada a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.
Nada substitui o acompanhamento médico
É fundamental que essas e todas as demais medidas que contemplam o tratamento em questão sejam sempre adotadas apenas com recomendação médica.
O próprio Ministério da Saúde destaca que, por mais que a intolerância à lactose possa ser controlada com dieta e medicamentos, essas orientações não podem jamais substituir o acompanhamento médico.
Gostou desse artigo
Inscreva-se e adquira o e-book dicas de como trincar o abdômen gratuitamente e de brinde receba conteúdos,ofertas de produtos da nossa loja e muito mais
0 Comentários